Parabéns a todos os participantes...


Apresentação

O II Simpósio Internacional sobre Estado, Sociedade e Políticas Públicas - SINESPP, com o Tema Central: Estado e Políticas Públicas no contexto de contrarreformas é uma iniciativa e realização do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, e de seus Núcleos de Pesquisas, tais como: Núcleo de Pesquisa sobre Estado e Políticas Públicas e Núcleo de Estudos Pesquisas e Extensão sobre Serviço Social e Questão Social, com o apoio institucional da Universidade Federal do Piauí, da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e do Centro de Ciências Humanas e Letras.Visa discutir temáticas contemporâneas que repercutem nas políticas públicas e na vida dos/as trabalhadores e suas famílias, como as atuais “reformas” da Previdência Social, Trabalhista, Lei da Terceirização, Teto dos gastos públicos, Reforma Política, dentre outras, debatendo e trocando informações e conhecimentos com pesquisadores do Brasil e de outros países sobre a realidade e os desafios atuais das políticas públicas nesse país e em outras latitudes.

Busca-se com o II SINESPP aproximar pesquisadores, favorecer o debate de temáticas de pesquisas dos docentes e discentes do PPGPP-PI e outros programas de pós-graduação e núcleos de pesquisa interessados na área da temática do II SINESPP, além de consolidar e favorecer a produção e a troca de conhecimentos nessa área.

O Simpósio será um espaço privilegiado para a divulgação e discussão de resultados de pesquisas no campo das Políticas Públicas e suas interfaces com o Estado, a Cultura e a Sociedade, em uma perspectiva transdisciplinar, em contexto de crise e “reformas”, ou seja, de mudanças pelas quais passam o Brasil e o mundo globalizado.

As experiências anteriores do SINESPP realizados revelam que a área: Estado, Sociedade e Políticas Públicas, como área de concentração do PPGPP, ocupa espaço privilegiado nos campos da produção de conhecimento, da pesquisa e da publicação tanto dos seus pesquisadores quanto dos participantes que estiveram nesses eventos. Da mesma forma, verifica-se que tais experiências têm contribuído para melhor fundamentar e instrumentalizar os processos interventivos relativos às políticas públicas na relação com o Estado e a sociedade no país e alhures em tempos de crise do capital e de “reformas” do Estado capitalista.

As atividades do II SINESPP, assim, proporcionarão contatos e intercâmbios entre docentes, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, profissionais, instituições de ensino, pesquisa, extensão, cultura, e comunidade em geral. Tem relevância social e acadêmica, pois visa impulsionar um debate crítico capaz de contribuir para o avanço das políticas públicas e promover acúmulos e socialização do conhecimento científico.

Enfim, este II Simpósio visa fortalecer a cultura da Pós-Graduação no país, no Meio Norte do Brasil e em particular na realidade piauiense, bem como dinamizar os intercâmbios entre grupos e redes de pesquisa que desenvolvam estudos relacionados ao tema central deste Evento. Contará com a colaboração de discentes das várias graduações e pós-graduação da UFPI na organização do evento.

A temática norteadora do II Simpósio será desdobrada em eixos temáticos que nuclearão os trabalhos a serem apresentados em forma de conferências, mesas-temáticas, comunicações orais, exposição de pôster, lançamentos de publicações etc.

Breve Histórico

O SINESPP teve sua primeira edição em 2010, enquanto evento de caráter nacional, movido pela necessidade do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí - UFPI de criar espaços de debates sobre temas relevantes para as políticas públicas, de exposição e discussões sobre temáticas de investigação de alunos da pós-graduação, pesquisadores, docentes e promover intercâmbios com pesquisadores de outros programas de pós-graduação, centros de pesquisas, buscando aproximações e articulações para pesquisas conjuntas ou em redes.

Em abril de 2016 o SINESPP se transforma em Evento Internacional e tem sua primeira edição nessa nova condição. Teve como tema: Estado, sociedade e políticas públicas em tempos de crise. Obteve apoios da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí - FAPEPI, de várias secretarias municipais e estaduais e contou com a participação de pesquisadores da América Latina, Portugal e Brasil, bem como a ampla participação de discentes do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) e da Graduação da UFPI. Teve um público de 300 inscritos e 200 trabalhos aprovados para exposição oral e pôster. O Colegiado do PPGPP deliberou pela sua continuidade e periodicidade de 2 em 2 anos.

Destaca-se que grandes nomes nacionais como Maria Carmelita Yazbek (PUC-SP/Brasil), Evilásio Salvador (UNB/Brasil), Regina Mioto(UFSC/Brasil), Lúcia Bógus (PUC-SP/Brasil), Maria do Carmo Brant de Carvalho (PUC-SP/Brasil), Flávio Farias (UFMA/Brasil) entre outros que participaram como conferencistas e palestrantes de mesas-redondas. Nome internacionais como Silva Soto (UNCPBA-Argentina), Eucaris Olaya (UNC-Colômbia), Lorena Querol (CES-Coimbra/Portugal), Jose Pablo Alonso (URU-Uruguai), Laura Paulo Bevilaqua (URU-Uruguai) de universidades de países latino-americanos e de Portugal também contribuíram com conferências e debates.

Esta segunda edição do SINESPP, com o tema: Estado e Políticas Públicas em contexto de contrarreformas, prevista para junho de 2018 será o primeiro passo para consolidação do evento na região Meio-Norte do País e para a consolidação de intercâmbios com pesquisadores internacionais, nacionais e locais.

Objetivos

  • Debater as políticas públicas nos contextos de crise e de contrarreformas capitalistas, no Brasil e no mundo, seus impactos no cotidiano dos trabalhadores e pobres e as resistências frente a essa realidade;
  • Criar espaços permanentes de socialização e difusão de conhecimentos e experiências de estudos e pesquisas entre professores, pesquisadores, profissionais e alunos de graduação e de pós-graduação que se voltam para a compreensão e análise do Estado, da Sociedade e das Políticas Públicas na contemporaneidade;
  • Promover reflexões e análises sobre Estado, Sociedade e Políticas Públicas e suas relações com o aprofundamento e ampliação das desigualdades sociais face às contrarreformas;
  • Estabelecer intercâmbios nacionais e internacionais de experiências de investigação e de grupos de pesquisas na área do Estado, da Sociedade e das Políticas Públicas;
  • Estreitar relações entre profissionais, professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação interessados na temática central deste Evento;
  • Fortalecer os grupos de pesquisa do Programa a partir de novos intercâmbios;
  • Contribuir para uma melhor fundamentação e instrumentalização dos processos interventivos relativos às políticas públicas.

Público-alvo

Profissionais e estudantes de graduação, pós-graduação, participantes de Núcleos de pesquisas, pesquisadores nacionais, internacionais e locais, profissionais vinculados ao campo das diversas políticas públicas, dentre outros.

Comissão Organizadora

  • Profª. Drª. Solange Maria Teixeira (Coordenação Geral)
  • Profª. Drª. Simone de Jesus Guimarães (Coordenação Geral)
  • Profª. Drª. Maria do Rosário de Fatima e Silva
  • Profª. Drª. Maria D'Alva Macedo Ferreira
  • Doutoranda Paula Raquel da Silva Jales
  • Doutoranda Thaís de Andrade Alves Guimarães
  • Mestranda Juciara de Lima Linhares Cunha
  • Mestranda Davila Dayana Castelo Branco Macambira

Coordenação Institucional

  • Profª. Drª. Guiomar de Oliveira Passos

Comitê Científico

  • Drª. Maria do Rosário de Fátima e Silva (Presidente do Comitê) - Piauí - Brasil
  • Drª. Simone de Jesus Guimarães - Piauí - Brasil
  • Drª. Solange Maria Teixeira - Piauí - Brasil
  • Drª. Maria D’Alva Macedo Ferreira - Piauí - Brasil
  • Drª. Masilene Rocha Viana - Piauí - Brasil
  • Drª. Maria Dione Carvalho de Moraes - Piauí - Brasil
  • Drª. Eucaris Olaya - Universidad Nacional de Colômbia - Colômbia
  • Drª. Laura Paulo Bevilacqua - Universidad de la Republica - Uruguai
  • Drª. Ana Isabel Lima Fernandéz - Red de Trabajo Social - Servicio Social Iberoamericana - RTSSSI - Espanha
  • Drª. Maria João Mogarro - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Realização

UFPI
CCHL/UFPI
Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas/UFPI

Apoio

PRPG/UFPI
PREX/UFPI
SCS/UFPI
NTI/UFPI

20, 21 e 22 de junho de 2018


Programação

MANHÃ

08h00min - 09h00min Credenciamento
Auditório da OAB-PI. Rua Gov. Tibério Nunes, 329 - Cabral - Teresina - Piauí

09h00min Mesa de Abertura
Coordenação: Profa. Dra. Solange Maria Teixeira e Doutoranda Thaís de Andrade Alves Guimarães
Auditório da OAB-PI. Rua Gov. Tibério Nunes, 329 - Cabral - Teresina - Piauí

09h30min Conferência de Abertura: Estado e Políticas Públicas no contexto de contrarreformas

Conferencistas:  Profa. Dra. Elaine Rossetti Bering - UERJ - Brasil
 Profa. Dra. Silvia Gabriela Fernandez Soto - UNCPA - Argentina
Coordenação:  Profa. Dra. Simone de Jesus Guimarães e Doutoranda Conceição de Maria Sousa Batista Costa
Auditório da OAB-PI. Rua Gov. Tibério Nunes, 329 - Cabral - Teresina - Piauí

TARDE

14h00min - 16h00min Apresentação de Trabalhos
Centro de Ciências Humanas e Letras - CCHL UFPI

16h00min - 18h00min Mesas-redondas simultâneas:
Mesa 1 - Reforma Trabalhista e lei da Terceirização: o precário mundo do trabalho

Palestrante:  Profa. Dra. Edvânia Ângela de Souza Lourenço - UNESP/Franca - Brasil
Coordenação:  Prof. Dr. Antônio Fonseca Neto e Doutoranda Paula Maria do Nascimento Masulo
Cine Teatro - UFPI

Mesa 2 - Envelhecimento no cenário de crises e contrarreformas
Palestrantes:  Profa. Dra. Eneida Gonçalves de Macedo Haddad - UNESP - Brasil
 Profa. Dra. Sálvea Campelo e Paiva - UEPE - Brasil
 Profa. Dra. Solange Maria Teixeira - UFPI - Brasil
Auditório Centro de Tecnologia - CT UFPI

19h00min Lançamento de livros
Coordenação: Profa. Dra. Edna Maria Goulart Joazeiro e Dra. Cassandra Maria Bastos Franco
Cine Teatro e Espaço Rosa dos Ventos - UFPI

19h00min Apresentação de Pôsteres
Coordenação: Profa. Dra. Maria do Rosário de Fátima e Silva e Doutorando Clécio Moreira Lopes
Cine Teatro e Espaço Rosa dos Ventos - UFPI

MANHÃ

08h00min às 10h00min Apresentação de Trabalhos
Centro de Ciências Humanas e Letras - CCHL UFPI

10h00min às 12h00min Mesas-redondas simultâneas:
Mesa 1 - Fundo Público e Teto para os gastos públicos

Palestrantes:  Profa. Dra. Ivanete Salete Boschetti - UNB - Brasil
 Prof. Ms. Osmar Gomes de Alencar Júnior - UFPI - Brasil
Coordenação:  Profa. Dra. Rosilene Alves Sobrinho e Doutorando Clécio Moreira Lopes
Cine Teatro - UFPI

Mesa 2 - Educação Superior Pública em contexto de restrição orçamentária
Palestrantes:  Prof. Dr. Epitácio Macário Moura - UECE - Brasil
 Profa. Dra. Maria João Mogarro - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - Portugal
Coordenação:  Profa. Dra. Guiomar de Oliveira Passos e Mestranda Juscislayne Bianca Tavares de Morais
Auditório do Centro de Tecnologia - CT UFPI

TARDE

14h00min às 16h00min Apresentação de Trabalhos
Centro de Ciências Humanas e Letras - CCHL UFPI

16h00min às 18h00min Mesas-redondas simultâneas:
Mesa 1 - “Reforma” da Previdência Social e suas implicações no cotidiano dos trabalhadores

Palestrantes:  Profa. Dra. Rivânia Lúcia Moura de Assis - UERN - Brasil
 Profa. Dra. Solange Maria Teixeira - UFPI - Brasil
Coordenação:  Profa. Dra. Antônia Jesuíta de Lima e Mestranda Dávila Dayana Castelo Branco Macambira
Auditório do Centro de Tecnologia - CT UFPI

Mesa 2 - Políticas Públicas de Saúde e Assistência na atualidade
Palestrantes:  Profa. Dra. Maria Inês Sousa Bravo - UERJ - Brasil
 Profa. Dra. Aldaíza Sposati - PUC-SP - Brasil
 Profa. Dra. Eucaris Olaya - Universidad Nacional de Colombia - Colômbia
Coordenação:  Profa. Dra. Lúcia Cristina dos Santos Rosa e Doutoranda Hivana Raelcia Rosa da Fonseca
Cine Teatro - UFPI

18h00min às 22h00min Mini-cursos
Coordenação: Profa. Doutoranda Bárbara Cristina Mota Johas
Centro de Ciências Humanas e Letras - CCHL UFPI

MANHÃ - Livre

TARDE

14h00min às 16h00min Mesas-redondas simultâneas:
Mesa 1 - Movimentos Sociais: lutas e resistência em contexto de contrarreformas

Palestrantes:  Prof. Dra. Josefa Batista Lopes - UFMA - Brasil
 Prof. Dr. José Pablo Benventura Alonso - Universidad de la Republica - Uruguai
Coordenação:  Profa. Dra. Masilene Rocha Viana e Doutoranda Léia Lima Soares
Cine Teatro - UFPI

Mesa 2 - Políticas Públicas de Cultura no Brasil
Palestrantes:  Prof. Dr. Alexandre Almeida Barbalho - UECE - Brasil
 Prof. Dr. Antônio Albino Rubim - UFBA - Brasil
 Prof. Dr. José Marcio Barros - UEMG - Brasil
Coordenação:  Profa. Dra. Maria Dione Morais e Mestranda Sara Morgana Silva Carvalho Lopes
Centro de Ciências da Educação - CCE UFPI

16h00min às 18h00min Conferência de Encerramento: Pobreza, desigualdades e resistências no capitalismo contemporâneo

Palestrantes:  Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva - UFMA - Brasil
 Profa. Dra. Laura Paulo Bevilacqua - Universidad de la Republica - Uruguai
Coordenação:  Profa. Dra. Maria do Rosário de Fátima e Silva e Doutoranda Paula Raquel da Silva Jales
Cine Teatro - UFPI

18h30min Mesa de encerramento
Coordenação: Profa. Dra. Maria D’Alva Macedo Ferreira e Doutoranda Sofia Laurentino Barbosa Pereira
Cine Teatro - UFPI

Palestrantes

ELAINE ROSSETTI BEHRING

ELAINE ROSSETTI BEHRING

UFRJ
Minicurrículo
SILVIA GABRIELA FERNANDEZ SOTO

SILVIA GABRIELA FERNANDEZ SOTO

UNCP ARGENTINA
Minicurrículo
EDVÂNIA ÂNGELA DE SOUZA LOURENÇO

EDVÂNIA ÂNGELA DE SOUZA LOURENÇO

UNESP/FRANCA
Minicurrículo
ENEIDA GONÇALVES DE MACEDO HADDAD

ENEIDA GONÇALVES DE MACEDO HADDAD

UNESP
Minicurrículo
SÁLVEA DE OLIVEIRA CAMPELO E PAIVA

SÁLVEA DE OLIVEIRA CAMPELO E PAIVA

HU DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
Minicurrículo
SOLANGE MARIA TEIXEIRA

SOLANGE MARIA TEIXEIRA

UFPI
Minicurrículo
IVANETE SALETE BOSCHETTI

IVANETE SALETE BOSCHETTI

UNB
Minicurrículo
OSMAR GOMES DE ALENCAR JÚNIOR

OSMAR GOMES DE ALENCAR JÚNIOR

UFPI
Minicurrículo
EPITÁCIO MACÁRIO MOURA

EPITÁCIO MACÁRIO MOURA

UECE
Minicurrículo
MARIA JOÃO MOGARRO

MARIA JOÃO MOGARRO

UNIVERSIDADE DE LISBOA PORTUGAL
Minicurrículo
RIVÂNIA LÚCIA MOURA DE ASSIS

RIVÂNIA LÚCIA MOURA DE ASSIS

UERN
Minicurrículo
MARIA INÊS SOUZA BRAVO

MARIA INÊS SOUZA BRAVO

UERJ
Minicurrículo
ALDAÍZA SPOSATI

ALDAÍZA SPOSATI

PUC-SP
Minicurrículo
EUCARIS OLAYA

EUCARIS OLAYA

UNIVERSIDAD NACIONAL DE COLOMBIA
Minicurrículo
JOSÉ PABLO BENTURA ALONSO

JOSÉ PABLO BENTURA ALONSO

UNIVERSIDAD DE LA REPUBLICA – URUGUAI
Minicurrículo
MARIA OZANIRA DA SILVA E SILVA

MARIA OZANIRA DA SILVA E SILVA

UFMA
Minicurrículo
ANTÔNIO ALBINO RUBIM

ANTÔNIO ALBINO RUBIM

UFBA
Minicurrículo
JOSÉ MÁRCIO BARROS

JOSÉ MÁRCIO BARROS

UEMG
Minicurrículo
LAURA PAULO BEVILACQUA

LAURA PAULO BEVILACQUA

UNIVERSIDADE DE LA REPUBLICA – URUGUAI
Minicurrículo

Inscrições

Valores das Inscrições

Alunos de Graduação

  • 18/12/2017 a 14/05/2018

    R$ 50,00

  • 15/05/2018 a 31/05/2018

    R$ 70,00

  • 01/06/2018 a 20/06/2018

    R$ 100,00

  • Inscreva-se

Alunos de Pós-Graduação

  • 18/12/2017 a 14/05/2018

    R$ 100,00

  • 15/05/2018 a 31/05/2018

    R$ 120,00

  • 01/06/2018 a 20/06/2018

    R$ 150,00

  • Inscreva-se

Professores / Pesquisadores

  • 18/12/2017 a 14/05/2018

    R$ 200,00

  • 15/05/2018 a 31/05/2018

    R$ 250,00

  • 01/06/2018 a 20/06/2018

    R$ 300,00

  • Inscreva-se

Outros Profissionais

  • 18/12/2017 a 14/05/2018

    R$ 150,00

  • 15/05/2018 a 31/05/2018

    R$ 170,00

  • 01/06/2018 a 20/06/2018

    R$ 200,00

  • Inscreva-se

Trabalhos Científicos

Submissões de Trabalhos

Os interessados deverão enviar um texto completo de pesquisa em andamento ou concluída para avaliação do Comitê Científico do Simpósio Internacional.

O texto completo deverá ser enviado, obrigatoriamente, em formato WORD (.doc ou .docx) e tamanho máximo de 4 MB, anexado no próprio formulário de inscrição, existente no site do evento, indicando neste formulário se é COMUNICAÇÃO ORAL ou PÔSTER, conforme o caso. É vedada a identificação do(s) autor(es) no corpo do texto completo anexado

Cada autor(a) poderá enviar apenas 02 (dois) textos completos para submissão e avaliação do Comitê Científico do Simpósio Internacional, seja como autor(a), seja como coautor(a).

Os trabalhos aprovados serão publicados em anais on-line no próprio site em formato PDF e dotados de ISBN.

Instruções para Elaboração

Os textos completos não devem ser identificados, o que garantirá o anonimato no processo de avaliação.

Na inscrição online do trabalho o(s) autor(es) deve(m) obrigatoriamente definir o eixo temático ao qual seu texto está vinculado, conforme opções especificadas abaixo:

  • 1) Estado, Movimentos Sociais e Políticas Públicas
  • 2) Trabalho, Questão Social e Políticas Públicas
  • 3) Democracia, Controle Social e Gestão Pública
  • 4) Seguridade Social: Assistência Social, Saúde e Previdência
  • 5) Políticas públicas setoriais: planejamento e avaliação
  • 6) Educação, Sociedade e Políticas Públicas
  • 7) Direitos Humanos, Violência e Políticas Públicas
  • 8) Cultura, Sociedade e Identidades
  • 9) Questões de Gênero, Raça/Etnia e Geração
  • 10) Questões agrária, urbana e ambiental
  • 11) 1. Estado, Movimentos Sociais e Políticas Públicas
  • 12) 2. Trabalho, Questão Social e Políticas Públicas
  • 13) 3. Democracia, Controle Social e Gestão Pública
  • 14) 4. Seguridade Social: Assistência Social, Saúde e Previdência
  • 15) 5. Avaliação de Políticas Públicas
  • 16) 6. Educação, Sociedade e Políticas Públicas
  • 17) 7. Direitos Humanos, Violência e Políticas Públicas
  • 18) 8. Cultura, Sociedade e Identidades
  • 19) 9. Questões de Gênero, Raça/Etnia e Geração
  • 20) 10. Questões Agrária, Urbana e Ambiental
  • 21) 1. Estado, Movimentos Sociais e Políticas Públicas
  • 22) 2. Trabalho, Questão Social e Políticas Públicas
  • 23) 3. Democracia, Controle Social e Gestão Pública
  • 24) 4. Seguridade Social: Assistência Social, Saúde e Previdência
  • 25) 5. Avaliação de Políticas Públicas
  • 26) 6. Educação, Sociedade e Políticas Públicas
  • 27) 7. Direitos Humanos, Violência e Políticas Públicas
  • 28) 8. Cultura, Sociedade e Identidades
  • 29) 9. Questões de Gênero, Raça/Etnia e Geração
  • 30) 10. Questões Agrária, Urbana e Ambiental
  • 31) 1. Estado, Movimentos Sociais e Políticas Públicas
  • 32) 2. Trabalho, Questão Social e Políticas Públicas
  • 33) 3. Democracia, Controle Social e Gestão Pública
  • 34) 4. Seguridade Social: Assistência Social, Saúde e Previdência
  • 35) 5. Avaliação de Políticas Públicas
  • 36) 6. Educação, Sociedade e Políticas Públicas
  • 37) 7. Direitos Humanos, Violência e Políticas Públicas
  • 38) 8. Cultura, Sociedade e Identidades
  • 39) 9. Questões de Gênero, Raça/Etnia e Sexualidades
  • 40) 10. Questões sobre envelhecimento, infância e juventude
  • 41) 11. Questões Agrária, Urbana e Ambiental

Os textos completos devem obedecer ao seguinte formato:

  • No mínimo 8 (oito) e no máximo 12 (doze) páginas - inclusas as referências - digitados em fonte Times New Roman, corpo 12, com espaçamento normal entre os caracteres, justificado, margens superior e esquerda em 3 cm e inferior e direita em 2 cm, espaço 1,5 cm entre as linhas e parágrafo (recuo especial/primeira linha) em 1,25 cm;
  • A primeira página do texto deverá incluir, de forma centralizada, o título do texto em maiúscula e negrito, acompanhado do subtítulo, se houver, em minúscula, sem negrito, na versão português e inglês ou espanhol e inglês. O RESUMO, recuado a 5 cm da margem esquerda, de até 150 palavras em português ou espanhol, sem parágrafos, corpo 10, espaço simples; logo abaixo, sua versão em inglês (ABSTRACT), com as respectivas palavras-chave e keywords;
  • O corpo do texto deve começar com a INTRODUÇÃO, na qual deve constar além dos objetivos, a proposta metodológica do trabalho, seguida das demais seções primárias, que constituem o DESENVOLVIMENTO do trabalho, enunciadas por títulos digitados em maiúscula, em negrito e antecedida por um algarismo (número) ajustado à margem esquerda, apresentando como penúltimo item a CONCLUSÃO, que deverá ser seguida das REFERÊNCIAS (somente as citadas no corpo do trabalho);
  • Os títulos das seções primárias deverão ser digitados em maiúsculas e em negrito; os das seções secundárias, apenas com a inicial em maiúscula e as demais letras em minúsculas, exceto quando se tratar de nomes próprios que devem ser em letras maiúsculas; os títulos das demais seções deverão ser digitados em minúsculas;
  • Um espaço duplo deverá ser utilizado entre os títulos das seções e o texto subsequente, da mesma forma que entre o texto e um novo título de seção;
  • As tabelas e/ou ilustrações (quadros, desenhos, gráficos, fotografias, plantas, mapas, dentre outros) que possam compor os trabalhos deverão ser restritas ao mínimo indispensável; e numeradas consecutivamente com algarismos arábicos e indicação da fonte;
  • Cada tabela deverá ser encimada pela indicação do seu número e título respectivo, apenas com a inicial em maiúscula. Exemplo: Tabela 1 - Título da tabela. Tabela 2 - Título da tabela;
  • Com relação às ilustrações (quadros, desenhos, gráficos, fotografias, plantas, mapas, dentre outros), abaixo das mesmas deverá haver indicação do tipo de ilustração, se for o caso de especificar, usar algarismo arábico correspondente seguido do título da ilustração;
  • As citações indiretas devem utilizar o sistema autor-data; citações diretas menores de três linhas devem vir no corpo do parágrafo e com aspas. Acima de três linhas devem vir com recuo de 4 centímetros da margem, espaço simples e sem aspas seguida da referência autor-data-página, com parágrafo sem recuo especial/primeira linha. As notas devem ser evitadas, mas, quando imprescindíveis, deverão ser explicativas, numeradas e constar no final do texto, sem exceder 5 linhas. As notas e citações longas devem ter corpo 10, espaço simples, justificado;
  • As REFERÊNCIAS deverão conter somente os autores e obras citadas no texto e ser indicadas no final do texto obedecendo às normas da ABNT.

Avaliação de Trabalhos

Os trabalhos submetidos ao Simpósio serão avaliados e selecionados pelo Comitê Científico com base em pareceres emitidos por consultores ad hoc.

Observações:

  • Não serão avaliados trabalhos com identificação de autoria;
  • Será eliminado o texto que não atingir o número de 8 (oito) páginas ou ultrapassar o número de 12 (doze) páginas;
  • Serão eliminados os trabalhos com mais de 3 (três) autores;
  • Não serão avaliados os trabalhos cujos autores estejam inscritos em mais de 2 (dois) trabalhos.

Comunicações Orais

As apresentações dos trabalhos terão início às 8hs e término às 10hs; cada painel de apresentação será seguido de 12 (doze) minutos para debates e considerações do mediador dos trabalhos.

Cada apresentador/a terá no máximo 15 (quinze) minutos para a comunicação.

Será facultada aos apresentadores/as o uso de slides como material de apoio às apresentações.

O evento disponibilizará equipamento multimídia a todos os participantes com trabalhos aprovados para a respectiva apresentação oral.

Pôsteres

Dimensão

  • 0,90m de largura por 1,20 m de altura

Título

  • Deverá ser o mesmo do trabalho enviado
  • Em letras maiúsculas
  • Abaixo do título devem aparecer nessa ordem: nome dos/as autores/autoras, nome do departamento ou instituição; cidade, Estado e país

Conteúdo

  • Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências

Disposições Finais

O texto completo deverá estar em uma das seguintes línguas: português ou espanhol.

O título e o resumo deverão ser em português ou espanhol acompanhados da versão em inglês.

As apresentações deverão ser feitas em português ou espanhol.

Os autores/as concedem, automaticamente, aos realizadores do II Simpósio Internacional, sem qualquer ônus, o direito de mencionar e/ou de publicar nos meios relacionados à difusão do II Simpósio Internacional, o texto completo, além de todo e quaisquer materiais decorrentes da seleção do trabalho e sua apresentação.

Os autores/as dos textos submetidos a esta chamada pública serão os únicos responsáveis pela veracidade das informações encaminhadas, o que inclui responsabilidade de publicação de imagens não autorizadas pelos detentores dos seus Direitos de Autor, isentando os realizadores do II Simpósio Internacional de qualquer responsabilidade civil ou penal.

O ato de inscrição implica o conhecimento e a integral concordância do participante com as normas e com as condições estabelecidas nesta chamada pública.

A organização e os realizadores do II Simpósio Internacional não se responsabilizarão pelos custos e despesas de transporte, hospedagem, deslocamento e quaisquer outras decorrentes da participação no II Simpósio Internacional.

Os casos omissos nesta chamada pública serão decididos pelo Cooordenação Geral do II Simpósio Internacional, sendo sua decisão de caráter terminativo.

Quaisquer dúvidas deverão ser encaminhadas para o e-mail contato.sinespp2018@gmail.com.

Calendário de Inscrições Vagas Limitadas

Atividade Data
18/12/2017 a 16/03/2018 Submissão de trabalhos (textos completos) pelo/s autor/es/as para apreciação do Comitê Científico do Simpósio Internacional
Até 17/04/2018 Divulgação dos trabalhos aprovados (textos completos) para apresentação e publicação. Envio de Cartas de Aceite.
Até 14/05/2018 Pagamento das inscrições dos trabalhos aprovados.
20 a 22 de junho de 2018 Simpósio Internacional

Hospedagem

Metropolitan Hotel

Blue Tree Towers Rio Poty Hotel

Hotel Ibis Teresina

Gran Hotel Arrey

Executive Flat Rio Poty

Fórmula Flat

Luxor Piauí Hotel

Real Pálace Hotel

Hotel Ideal

Detroit Hotel

Hotel Aeroporto

Hotel Pio

Palácio do Rio Hotel

Pousada Universitária

Alimentação

- Selecione os estabelecimentos pelas categorias abaixo -

Coco Bambu

  • Rua Prof. Joca Vieira, 1227,
  • Fátima, Teresina-PI
  • +55 (86) 3232-8100

Grand Cru

  • Av. Ininga, 996,
  • Fátima, Teresina-PI
  • +55 (86) 3231-1466

Moinho de Pedra

  • Rua Juiz João Almeida, 2287,
  • Horto Florestal, Teresina-PI
  • +55 (86) 3232-6207

O Casarão

  • Av. Vilmary, 2131,
  • Jóquei, Teresina-PI
  • +55 (86) 3232-8595

Allium

  • Av. Jóquei Clube, 620,
  • Jóquei, Teresina-PI
  • +55 (86) 3304-2140

Malagueta

  • Av. Lindolfo Monteiro, 2060,
  • Fátima, Teresina-PI
  • +55 (86) 3216-3961

Ateliê do Chef

  • Av. Dom Severino, 1631,
  • Fátima, Teresina-PI
  • +55 (86) 3232-6000

Giga Pizza

  • Av. N. Sra. de Fátima, 1260,
  • Fátima, Teresina-PI
  • +55 (86) 3233-8888

Domino's Pizza

  • Av. N. Sra. de Fátima, 1044,
  • Fátima, Teresina-PI
  • +55 (86) 3194-0123

Mercatto de La Pizza

  • Av. N. Sra. de Fátima, 1360,
  • Fátima, Teresina-PI
  • +55 (86) 3233-2420

Savóri Pizza

  • Av. Jóquei Clube, 2146,
  • Jóquei, Teresina-PI
  • +55 (86) 4020-3456

Forneria Favorito

  • Av. N. Sra. de Fátima, 1683,
  • Jóquei, Teresina-PI
  • +55 (86) 3234-1500

Texas Picanharia

  • Rua Tomaz Tajra, 1575,
  • Jóquei, Teresina-PI
  • +55 (86) 3233-5514

Fazendaria Churrasco

  • Av. Dom Severino, 1730,
  • Fátima, Teresina-PI
  • +55 (86) 3233-4345

Casa do Churrasco

  • Av. Lindolfo Monteiro, 1063,
  • Fátima, Teresina-PI
  • +55 (86) 3233-2030

Favorito Grill

  • Rua Prof. Mário Batista, 69,
  • São Cristóvão, Teresina-PI
  • +55 (86) 3233-3085

Petit Gourmet

  • Rua Prof. Pires Gayoso, 335,
  • Noivos, Teresina-PI
  • +55 (86) 3231-3485

Temperatto

  • Av. Elias João Tajra, 1840,
  • Jóquei, Teresina-PI
  • +55 (86) 3232-2551

Bom Bocado

  • Av. Dom Severino, 1610,
  • Fátima, Teresina-PI
  • +55 (86) 3233-4316

Favorito Comidas Típicas

  • Rua Angélica, 1059,
  • Fátima, Teresina-PI
  • +55 (86) 3232-2020

São João

  • Av. N. Sra. de Fátima, 2616,
  • Fátima, Teresina-PI
  • +55 (86) 3233-9765

Baião de Dois

  • Av. Ininga, 1245,
  • Fátima, Teresina-PI
  • +55 (86) 3304-1938

Olik Café

  • Rua Aviador Irapuan Rocha, 2190,
  • Fátima, Teresina-PI
  • +55 (86) 3232-7956

Café Noir

  • Rua das Orquídeas, 2259,
  • Jóquei, Teresina-PI
  • +55 (86) 3233-5004

Fazendária Café

  • Av. Dom Severino, 1025,
  • Jóquei, Teresina-PI
  • +55 (86) 3234-4410

La Pâtisserie Favorito

  • Av. N. Sra. de Fátima, 2575,
  • Fátima, Teresina-PI
  • +55 (86) 3232-4414

Môssai Sushi

  • Av. Dom Severino, 1897,
  • Fátima, Teresina-PI
  • +55 (86) 3304-4007

Ômega 3

  • Rua Raimundo Portela, 1035,
  • Fátima, Teresina-PI
  • +55 (86) 3232-0891

Sushi Bar

  • Av. Coronel Costa Araújo, 999,
  • Fátima, Teresina-PI
  • +55 (86) 3232-9999

Mangá Sushi Bar

  • Rua São Pedro, 3330,
  • Ilhotas, Teresina-PI
  • +55 (86) 3226-2175

Dogão

  • Av. N. Sra. de Fátima, 1900,
  • Fátima, Teresina-PI
  • +55 (86) 3304-2961

Divino Hambúrgueres e Espetinhos

  • Rua das Tulipas, 825,
  • Jóquei, Teresina-PI
  • +55 (86) 3233-6160

Villa Jolie

  • Av. Jóquei Clube, 2654,
  • São Cristóvão, Teresina-PI
  • +55 (86) 3231-3893

Boa Vida Culinária Natural

  • Rua Elias João Tajra, 864,
  • Jóquei, Teresina-PI
  • +55 (86) 3233-1919

DNA Natural

  • Av. Dom Severino, 1055,
  • Jóquei, Teresina-PI
  • +55 (86) 3303-9488

Garagem Orgânica

  • Rua Anfrísio Lobão, 2060-B,
  • Jóquei, Teresina-PI
  • +55 (86) 3303-9383

Naturalmente

  • Av. Sen. Arêa Leão, 1782,
  • São Cristóvão, Teresina-PI
  • +55 (86) 3231-0330

Camarão do Elias

  • Av. Pedro Almeida, 457,
  • São Cristóvão, Teresina-PI
  • +55 (86) 3232-5025

Bacalhau & Cia

  • Av. N. Sra. de Fátima, 671,
  • Fátima, Teresina-PI
  • +55 (86) 3232-3076

Quinta do Caranguejo

  • Rua Prof. Joca Vieira, 1540,
  • Jóquei, Teresina-PI
  • +55 (86) 3233-2932

Gelato & Grano

  • Rua Prof. Joca Vieira, 1316,
  • Fátima, Teresina-PI
  • +55 (86) 3305-6377

San Paolo Gelato Gourmet

  • Av. Dom Severino, 430,
  • Fátima, Teresina-PI
  • +55 (86) 3025-4400

Gelateria Parmalat

  • Av. Jóquei Clube, 511,
  • Jóquei, Teresina-PI
  • +55 (86) 3232-8073

Shopping Rio Poty

  • Av. Mal. Castelo Branco, 1357,
  • Cabral, Teresina-PI
  • +55 (86) 3122-5000

Teresina Shopping

  • Av. Raul Lopes, 1000,
  • Noivos, Teresina-PI
  • +55 (86) 3230-2000

Riverside Walk Shopping

  • Av. Ininga, 1201,
  • Teresina-PI
  • +55 (86) 3230-2030

Monitoria

Edital de Monitoria

A Comissão Organizadora do II Simpósio Internacional sobre Estado, Sociedade e Políticas Públicas(II SINESPP) torna público edital de seleção de monitores para colaborar nas atividades a serem desenvolvidas antes e durante o referido evento, que acontecerá no período de 20 a 22 de junho de 2018 na Universidade Federal do Piauí (UFPI). São ofertadas 30 vagas, somente disponíveis para alunos de graduação da UFPI.

Edital de Monitoria

Cronograma

Atividade Data
19/03/2018 a 16/04/2018 Inscrição de monitores.
20/04/2018 Divulgação da lista dos monitores selecionados.
17/05/2018 Reunião/Treinamento com os candidatos a monitores.

Ficha de Inscrição

Período de Inscrição: 19/03/2018 00:00:00 a 16/04/2018 23:59:59

Lançamento de Livros / Revistas / E-books

Edital de Lançamento de Livros / Revistas / E-books

A Comissão Organizadora do II Simpósio Internacional sobre Estado, Sociedade e Políticas Públicas(II SINESPP) torna público edital de seleção de monitores para colaborar nas atividades a serem desenvolvidas antes e durante o referido evento, que acontecerá no período de 20 a 22 de junho de 2018 na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Edital de Lançamento de Livros / Revistas / E-books

Cronograma

Atividade Data
16/04/2018 a 18/05/2018 Submissão de Livros / Revistas / E-books.
20/06/2018 (16h30min) Comparecimento no local do evento (de posse dos materiais a serem lançados) para ocupação dos espaços.
20/06/2018 (19h00min) Início das atividades de lançamento de livros / revistas / e-books.

Ficha de Inscrição

Período de Submissão: 16/04/2018 00:00:00 a 18/05/2018 23:59:59

Modelo da Ficha de Inscrição

Você deve primeiramente se inscrever no evento, e na área restrita poderá realizar quantas submissões desejar.

FAQ - Perguntas mais frequentes

Sim. Todos deverão realizar a inscrição e o pagamento conforme os lotes disponíveis no site: www.sinespp2018.ufpi.br

NÃO, mas caso o trabalho seja aprovado, o (s) autor (s) deverá (ão) SIM pagar a sua inscrição. Autores com trabalhos aprovados tem uma data limite para pagar sua inscrição, conforme calendário que será disponibilizado no site.

Deverá ser enviado trabalho completo, nas categorias pôster e comunicação oral. O trabalho completo será publicado nos anais do evento que será disponibilizado no site.

Cada trabalho - até 3 pessoas; Cada pessoa - até 2 trabalhos.

Consideramos autores todos os envolvidos no trabalho, portanto, autores e coautores.

Haverá certificado de autoria com nome de todos os autores e co autores que fizerem a inscrição e efetuarem o pagamento. O certificado será disponibilizado no login do autor que submeter o trabalho.

Revise as normas e verifique se o trabalho está em formato DOC ou DOCX, e arquivo em até 4 MB.

Acesse a área restrita para visualizar os daddos bancários para depósito identificado através do CPF ou transferência pela conta do próprio participante.