Cabeçalho

Apresentação

O Simpósio Internacional sobre Estado, Sociedade e Políticas Públicas- SINESPP é uma iniciativa e realização do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPI, e de seus Núcleos de pesquisas.

Constitui parte das ações do Programa de criar espaços de disseminação de conhecimentos científicos produzidos por seus pesquisadores, docentes e discentes, e de outros Programas do Brasil, especialmente do Nordeste, de centros de pesquisas, nacionais e internacionais, criando e abrindo espaço de participação de alunos de graduação, pós-graduação (lato e Stricto Sensu) e profissionais de diferentes áreas que tenham interesse de debater e divulgar suas pesquisas na área das Políticas Públicas. O SINESPP teve sua primeira edição em 2010, enquanto evento de caráter nacional, movido pela necessidade do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPI de criar espaços de debates sobre temas relevantes para as políticas públicas, de exposição e discussões sobre temáticas de investigação de alunos da pós-graduação, pesquisadores, docentes e promover intercâmbios com pesquisadores de outros programas de pós-graduação, centros de pesquisas, buscando aproximações e articulações para pesquisas conjuntas ou em redes.

Em abril de 2016 o SINESPP se transforma em Evento Internacional e tem sua primeira edição nessa nova condição. Teve como tema: Estado, Sociedade e Políticas Públicas em Tempos de Crise. Obteve apoios da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí – FAPEPI, de várias secretarias municipais e estaduais e contou com a participação de pesquisadores da América Latina, Portugal e Brasil, bem como a ampla participação de discentes do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) e da Graduação da UFPI. Teve um público de 300 inscritos e 200 trabalhos aprovados para exposição oral e pôster. O Colegiado do PPGPP deliberou pela sua continuidade e periodicidade de 2 em 2 anos.

Destaca-se que grandes nomes nacionais como Maria Carmelita Yasbek (PUC-SP/Brasil), Evilásio Salvador (UNB/Brasil), Regina Mioto(UFSC/Brasil), Lúcia Bógus (PUC-SP/Brasil), Maria do Carmo Brant de Carvalho (PUC-SP/Brasil), Flávio Farias (UFMA/Brasil) entre outros que participaram como conferencistas e palestrantes de mesas-redondas. Nome internacionais como Silva Soto (UNCPBA-Argentina), EucarisOlaya (UNC-Colômbia), Lorena Querol (CES-Coimbra/Portugal), Jose Pablo Alonso (URU-Uruguai), Laura Paulo Bevilaqua (URU-Uruguai) de universidades de países latino-americanos e de Portugal também contribuíram com conferências e debates.

Em junho de 2018 realizou-se a segunda edição do SINESPP, com o tema: Estado e Políticas Públicas em contexto de contrarreformas, primeiro passo para consolidação do evento na região Meio-Norte do País e para a consolidação de intercâmbios com pesquisadores internacionais, nacionais e locais. Participaram palestrantes renomados como os profissionais, Ivanete Boschetti, Elaine Bering, Aldaíza Sposati, Maria Inês Bravo, Maria Ozanira da Silva e Silva, Epitácio Macário e outros. Mantivemos a parceria com profissionais da Colômbia, Argentina e Uruguai na América Latina e de Portugal, na Europa, com os palestrantes Eucaris Olya, Silvia Soto, Pablo Alonso e Maria João Mogarro.

A segunda edição teve financiamento da CAPES (PAEP), FAPEPI, Ordem dos Advogados, Conselho Regional de Serviço Social e Conselho Regional de Psicologia, além de secretarias municipais. Contou com um público de 600 pessoas inscritas, 496 trabalhos aprovados. A maioria dos inscritos 56,24% foi do Piauí, seguida do Ceará com 14% e Maranhão com 10%, mas tivemos inscrições também de Pernambuco, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso, Distrito Federal, Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Sul.

A terceira edição do SINESPP foi realizada em outubro de 2020, com o tema Democracia, Desigualdades Sociais e Políticas Pública no Capitalismo Contemporâneo, se constituindo em um evento consolidado na região Meio-Norte e Nordeste do país, com participação mais significativas de outros estados brasileiros, oferecendo um amplo espaço de debate de ideias, de propostas de pesquisas, de intercâmbios e parcerias para futuras propostas de pesquisa conjunta com alguns de seus palestrantes internacionais e nacionais.